A Geração Empreendedora e a Banalização do Conceito de Marketing

Tudo é Marketing - Esta é a afirmação dos dias de hoje, todos sabemos sobre Marketing e todos fazemos Marketing. 


Mas o que é “isto” do Marketing? A nossa perícia na execução de posts nas Social Media? 


Vamos normalizar o conceito de Gestão de Social Media, sabendo que cada um gere as suas “Redes” da melhor forma (que sabe) e vamos dizer que Marketing é uma disciplina que requer perícia, estudo, análise de mercado e criação de planeamento estratégico (assim resumidamente), por este motivo, quem faz a Gestão das suas Social Media, faz e muito bem, mas o Marketing não é só isto, mesmo que nos apoiemos no meio de divulgação mais “rápido” do mundo (atualmente). 


Um outro apontamento que acho muito importante esclarecer: diz-se Social Media e não Redes Sociais, porque a rede social são todas as interações relacionais que temos num contexto ou meio. Combinado?  


Gestão de Social Media, na sua forma nua e crua, parece-nos uma ferramenta de fácil utilização e praticamente inata nas novas gerações e, de facto, é verdade, mas continuamos a ver muitas pessoas / empresas com a maior dificuldade de todas: Criar conteúdo.


O que comunicar? Como comunicar? Quando Comunicar? 

Perguntas que valem milhões...


A geração de novos empreendedores no mercado nacional e internacional, mostra-nos que é possível comunicar com vários públicos, ao mesmo tempo, sentados atrás de um computador ou dispositivo móvel. 


Mas afinal o que é conteúdo? O que é o produto? Não são a mesma coisa? 

Não são a mesma coisa, mas fazem parte de um todo: da marca.

 

O conteúdo que comunicamos aos nossos públicos é elaborado a partir da missão, visão e valores da marca / pessoa definindo um padrão de opiniões, interesses, empatia, personalidade para transmitirmos uma imagem / mensagem relevante para os nossos seguidores, consumidores e leads. - “como disse”?? 


Para esta questão do Marketing, podemos revelar que a definição do conteúdo passa, também, por um calendário de ações, baseadas numa estratégia de planeamento de Marketing, analisando estatísticas sobre a jornada do consumidor relativamente a buscas de interesse; assim, podemos afirmar, que conteúdo é tudo o que possa acrescentar valor ao produto / serviço e que possa ser comunicado. 


Por isso não vamos dizer que Marketing é Social Media, ok?!?!


Isto não é um ciência oculta ou mística, mas ter o dom do Marketing é algo que cria diferenciação nos dias de hoje; o Marketing By the Book não cria vantagem competitiva, como antigamente, porque o mercado mudou e o consumidor tornou-se mais atento doq que nunca e todos tentamos encontrar a forma mais original de comunicar os nossos produtos / serviços - verdade?

Por isso criamos a Majikall para ajudar os nossos consumidores a comunicarem o seu produto / serviço de modo diferenciado, original e mágico.


Os termos concorrência, planos de marketing, análise de mercado, devem ser sensivelmente estudados, porque as constante mudanças no mundo online e a globalização, não permitem que estes estudos sejam tão perspicazes como eram há uns 10 anos atrás; “fazer Marketing” é digital e temos que encarar essa realidade (em todas as gerações), mas o digital não é apenas Social Media, é toda uma elaboração de comunicação, construindo um funil de Marketing, com todas as ferramentas disponíveis, para chegarmos ao propósito final: criar valor e posicionamento no mercado para termos sucesso.


Por favor, não banalize o conceito de Marketing! Mas continuem a ser empreendedores e criar os vossos produtos e serviços, se precisarem de algo mais Majikall, estão no sítio certo.

#bemajikall


Gostaram do conteúdo?
Partilhem e siga-nos no Instagram

 
Por: Ana Lemos - CMO (Chief Marketing Officer) at Majikall

#marketing #socialmedia #redessociais #marketingdigital #bemajikall #geracaoempreendedora

« Voltar